loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 06/02/2026 | Ano | Nº 6156
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Caderno B

CARNAVAL

Jaraguá Folia invade as ruas do bairro histórico nesta sexta

Expectativa é que cerca de 50 mil foliões e mais de 300 blocos participem da folia que remete aos antigos carnavais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Jaraguá Folia deve levar cerca de 50 mil pessoas ao bairro histórico
Jaraguá Folia deve levar cerca de 50 mil pessoas ao bairro histórico | Foto: Arquivo

É noite no bairro histórico do Jaraguá. Aos poucos, vê-se as ruas de paralelepípedos charmosos se enchendo de foliões fantasiados, com glitter, confete e serpentina. Muitos deles já aquecendo para a manhã seguinte, no Pinto da Madrugada. De repente, o bairro está lotado e o frevo ecoa em alto e bom som. Pronto, é oficialmente carnaval em Maceió.

Essa cena já se repete há 26 anos, no tradicional Jaraguá Folia. A festa, idealizada em 2001 pelo jornalista e amante do carnaval Edberto Ticianeli e seu amigo Tanagy, nasceu de uma prévia carnavalesca com o objetivo de fortalecer os bares e restaurantes do bairro e contou inicialmente com 10 blocos. Edberto conta que a primeira edição começou a ser preparada faltando apenas duas semanas para o bloco.

A princípio, se chamava “Ovo da Madrugada”, justamente por ser na noite anterior ao Pinto - o nome veio a batizar o bloco de Penedo anos depois. “[O Jaraguá Folia] já foi pensado para ser um desfile de blocos, mas tinha um problema: não tinha blocos. Tivemos que correr atrás dos antigos blocos dos anos 80, como Meninos da Albânia, Pó de Giz e Filhos de Pauta. Como eram poucos blocos, conversei com o Valdo Tenório, o Formiga Atômica, que tinha um trio em miniatura e podia ancorar a festa em frente ao palacete da Associação Comercial. Foi graças a ele que a festa se prolongou por horas”, conta.

A ideia era realizar a festa somente naquele ano para chamar atenção para o potencial que o Jaraguá guardava, mas o então Ovo foi um sucesso. As pessoas que participaram pediam para que tivesse mais no ano seguinte e a Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult) procurou Ticianeli para realizar um desfile carnavalesco de automóveis no bairro.

Jaraguá Folia deve levar cerca de 50 mil pessoas ao bairro histórico
Jaraguá Folia deve levar cerca de 50 mil pessoas ao bairro histórico | Foto: Arquivo

“Não existiu o corso, mas o fato de termos sido procurado nos fez concluir que a prévia realizada em Jaraguá teve repercussão acima do esperado”, relembra.

Mesmo sem recursos - a edição de 2001 havia sido bancada pela empresa dos idealizadores -, veio a segunda festa. Dessa vez, os preparativos foram antecipados, a logomarca foi criada e veio o nome “Jaraguá Folia”. “Procuramos alguns parceiros da Liga, que realizava o Maceió Fest, e propomos a participação deles. Como o Maceió Fest já declinava, imaginaram que um evento sem atrações também não teria mais como sobreviver”, afirma.

Foi aí que nasceu o conceito da Folia: um carnaval de festa, sem espetáculo, com foco nos brincantes. “Em 2002, já surgiram alguns novos blocos e nunca mais parou de surgir”, diz.

Esse conceito, por sinal, persiste e resiste até hoje. “A essência do carnaval, para o folião, é a festa, com espontaneidade, sem se apresentar para ninguém.

Essa tradição foi seriamente abalada pelo carnaval espetáculo, que, por exemplo, transformou os brincantes das escolas de samba do Rio de Janeiro em verdadeiros artistas, que se apresentam para a produção de belas imagens”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Jaraguá Folia invade as ruas do bairro histórico nesta sexta
| Foto: Arquivo

Para Edberto, o Jaraguá Folia tem êxito justamente por se apoiar na tradição do carnaval da alegria. Ao longo dos anos, a festa tem arrastado centenas de pessoas e se ancorado em diversos ritmos, como o frevo, maracatu e grupos afro. A presença dos cortejos oriundos dos cultos das religiões afro-brasileiras estão no carnaval desde o final do século XIX. Em Pernambuco e Alagoas predominavam os maracatus. São mais que desfilantes: fazem parte da história dos nossos carnavais”, conta.

É esse espírito de brincadeira livre, de rua ocupada pelo afeto, que volta a pulsar no Jaraguá nesta sexta-feira (6), a partir das 19h, com a expectativa de cerca de 50 mil foliões brincando e dançando no bairro.

Até agora, são 309 blocos e cortejos inscritos no desfile. Entre eles, estão o “Meninos da Albânia” e o “Filhos da Pauta”. A festa se concentra no Museu Théo Brandão e percorre pelas principais ruas do Jaraguá, passando pelo polo Maracatu, até terminar na praça Dois Leões, já na madrugada do sábado (7).

Jaraguá Folia deve levar cerca de 50 mil pessoas ao bairro histórico
Jaraguá Folia deve levar cerca de 50 mil pessoas ao bairro histórico | Foto: Arquivo

Confira os horários do Jaraguá Folia

19h - Concentração dos blocos no Museu Théo Brandão

20h - Desfile dos blocos

21h - Polo Maracatu

02h - Fim do evento na Praça Dois Leões.

Relacionadas