loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 10/12/2025 | Ano | Nº 6116
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

SEGURANÇA

SSP intensifica busca por alagoanos na lista dos mais perigosos do País

Oito foragidos considerados de alta periculosidade estão na nova seleção do Ministério da Justiça

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Lista foi divulgada pela SSP-AL
Lista foi divulgada pela SSP-AL | Foto: — Foto: Divulgação

Após a autorização do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para a criação da nova “lista vermelha”, que reúne os criminosos mais perigosos procurados pela Justiça no País, as forças de segurança de Alagoas ampliaram as ações de localização e captura de foragidos considerados de alta periculosidade. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL).

Cada estado, além do Distrito Federal, pode incluir até oito nomes considerados estratégicos para a segurança pública. Ao todo, a lista reunirá 216 criminosos.

Foram enviados por Alagoas os nomes de José Emerson da Silva (Nem Catenga / Jovem / Abençoado), Kayo Nascimento de Magalhães (Rafinha / 99), Givaldo Barbosa de França (Quinzinho), Wilton Ramos da Silva (Lucerna), José Ronaldo da Silva Santos (Ronaldo), Marcos Pedro da Silva Monteiro (Serofinho), José Mariano dos Santos (Rato) e Wilson Marques de Albuquerque (Zé Dirceu / Alex).

A SSP reforçou que, em caso de denúncias, a população pode entrar em contato com a polícia por meio do Disque-Denúncia 181, com garantia de sigilo.

De acordo com o Ministério da Justiça, entre os critérios para inclusão na lista estão a relevância da prisão do indivíduo para desestruturar organizações criminosas e a gravidade dos crimes cometidos. Terão prioridade os foragidos condenados por crimes violentos e hediondos.

Alguns estados indicaram um número menor de procurados. Entre todos os nomes cadastrados até o momento, apenas três são mulheres.

Projeto Captura

A lista, denominada Projeto Captura, está disponível em um site do Ministério da Justiça e pode ser acessada por qualquer pessoa. No portal, é possível encontrar fotos e informações básicas dos procurados, como nome, apelidos e data de nascimento, além de canais para envio de denúncias que auxiliem na captura.

O ministério afirma que a iniciativa permitirá às forças de segurança de todo o país acesso rápido e integrado às informações sobre os criminosos mais procurados, ampliando a eficácia das ações de busca e prisão.

Relacionadas