APROVAÇÃO
Alunos da rede pública de AL são aprovados no Sisu e ingressam na universidade em 2026
Estudantes do ensino estadual iniciam a graduação em 2026 após bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio


Analice dos Santos Teixeira, 18 anos, escolheu o jornalismo para o ensino superior. Já Aquilles Gabriel, 17, optou pela medicina. Eles saíram da rede pública estadual de ensino de Alagoas e vão direto para a universidade em 2026, após serem aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alagoas superou a média do país de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre estudantes da rede estadual.
No primeiro dia de provas, 81,57% dos inscritos compareceram. No segundo dia, a presença foi de 79,77%. A média nacional, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi de 73% no primeiro dia e de 70% considerando os dois dias de aplicação.
Analice estudou na Escola Estadual Padre Cabral, em Maceió. Ao ver seu nome na lista dos aprovados para jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o sentimento foi de alegria e alívio. “É um reconhecimento do esforço e da dedicação”, disse a estudante.
Já Gabriel, estudou no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CTPM-AL) e vai fazer medicina na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). “Meus pais vieram de baixo e construíram uma vida tranquila para que eu pudesse estudar”, disse, emocionado.
