loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 25/06/2026 | Ano | Nº 6253
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

INAUGURA ESTE ANO

História e Inovação: antiga Fábrica da Saúde renasce como sede da Embrapa

Após quatro décadas de abandono, prédio de 1923 é restaurado no bairro de Ipioca, em Maceió

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem História e Inovação: antiga Fábrica da Saúde renasce como sede da Embrapa
| Foto: GazetaWeb.com

O Povoado Saúde, em Ipioca, presencia o renascimento de sua trajetória histórica com a transformação da antiga Fábrica da Saúde na nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios, cujas obras de requalificação, iniciadas em 2024, têm previsão de inauguração para o próximo semestre. O projeto, viabilizado após o Governo de Alagoas adquirir a área em 2020 e doar o terreno de 16 hectares à instituição, visa integrar a inovação agropecuária à cultura alimentar e ao turismo, devolvendo a perspectiva de progresso socioeconômico a uma região que amargava o abandono desde o fechamento da unidade têxtil em 1983. Fundada em 1923 como Companhia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas, a fábrica foi um dos pilares da indústria têxtil alagoana.

A escolha do local pela Embrapa Alimentos e Territórios buscou justamente um espaço que remetesse ao patrimônio histórico do estado, conectando o passado algodoeiro de Alagoas à pesquisa científica contemporânea. A reforma arquitetônica teve a preocupação de preservar as linhas originais do prédio fabril, incorporando elementos da identidade cultural regional, como o uso de conchas de sururu fornecidas por marisqueiras do Vergel do Lago na finalização de paredes e cobogós. O novo Centro Nacional de Pesquisa será dedicado à valorização da biodiversidade e da agricultura familiar, mantendo um foco especial no trabalho com comunidades tradicionais, quilombolas e pescadores artesanais.

Com a conclusão das obras, o complexo abrigará dois complexos laboratoriais de ponta e espaços voltados para eventos e exposições abertas ao público, com a meta de estar completamente operacional até o final deste ano. Para os antigos operários que testemunharam o auge e o declínio da fábrica, a transformação do prédio representa a recuperação da dignidade do povoado. A chegada da Embrapa é vista pelos moradores não apenas como a instalação de um órgão federal, mas como a ressurreição de um símbolo que, por gerações, foi o sustento de centenas de famílias alagoanas.

Relacionadas