QUEDA E ACESSO
Brasileirão chega ao fim e define os últimos clubes rebaixados
Sport, Juventude, Ceará e Fortaleza disputarão a Série B 2026; já Coritiba, Athletico-PR, Chape e Remo estarão na Série A


A edição de 2025 da Série A do Campeonato Brasileiro terminou neste domingo (7), com nove jogos da 38ª rodada disputados simultaneamente. Foram definidos, inclusive, os últimos rebaixados para a segunda divisão.
Sport, Juventude, Ceará e Fortaleza não puderam evitar o rebaixamento e disputarão a Série B no ano que vem. Por outro lado, Coritiba, Athletico-PR, Chapecoense e Remo conseguiram o acesso e participarão da elite nacional em 2026. Os 20 participantes da Série B do ano que vem são: Ponte Preta, Londrina, São Bernardo, Náutico, Criciúma, Goiás, Novorizontino, CRB, Avaí, Atlético-GO, Cuiabá, América-MG, Vila Nova, Operário-PR, Athletic, Botafogo-SP, Sport, Juventude, Ceará e Fortaleza.
Com o Flamengo garantido como campeão desde a quarta-feira (3), a rodada final do Brasileirão ofereceu bem mais emoção a quem brigava contra a queda do que em outras partes da tabela. Pior para Fortaleza e Ceará, que amargaram mais uma queda na história. O Ceará levou virada do Palmeiras (3x1) em pleno Castelão, enquanto o Fortaleza perdeu do Botafogo (4x2) no Nilton Santos. Já Santos (3x0), Vitória (1x0) e Internacional (3x1), que ganharam seus respectivos jogos contra Cruzeiro, São Paulo e Bragantino e selaram a permanência na elite.
ARRASCAETA
Giorgian de Arrascaeta recebeu, nessa segunda (8), o prêmio de melhor jogador do Brasileirão no Bola de Prata, da ESPN.
O camisa 10 do Rubro-Negro foi o vice-artilheiro com 18 gols e deu 13 assistências em 33 jogos. Melhor jogador e campeão, o meia-atacante também ficou na seleção do campeonato.
A SELEÇÃO
Goleiro – Walter (Mirassol); lateral-direito – Paulo Henrique (Vasco); lateral-esquerdo – Reinaldo (Mirassol); zagueiros – Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Léo Pereira (Flamengo); volante – Lucas Romero (Cruzeiro); meios-campistas – Matheus Pereira (Cruzeiro) e Arrascaeta (Fla); atacantes – Kaio Jorge (Cruzeiro), Pedro (Fla) e Vitor Roque (Palmeiras); melhor jogador – Arrascaeta (Fla); melhor técnico – Rafael Guanaes (Mirassol); e revelação – Allan (Palmeiras).
