loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 10/12/2025 | Ano | Nº 6116
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Normalidade política

Apoio a Paulão reduz tensão, mas incertezas ainda cercam alianças

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

SEGURANÇA

O secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, delegado Flávio Saraiva, foi eleito ontem vice-presidente regional Nordeste do Conselho Nacional de Segurança Pública. A eleição ocorreu durante reunião extraordinária realizada no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, com a participação de todos os secretários de Segurança Pública do País.

Vai depender apenas do próprio deputado Paulão se será candidato à reeleição ou se aventurará a uma vaga no Senado Federal, como pretendia. Se depender do senador Renan Calheiros, que poderia ser um grande obstáculo, Paulão está livre para escolher seu destino político.

Mesmo em campos opostos, o deputado petista também recebeu o aval do deputado Ronaldo Medeiros, numa demonstração de que o Partido dos Trabalhadores está junto nessa missão.

NORMALIDADE

Como a situação política de Paulão era vista como complicada sob o aspecto eleitoral, agora não é mais. Resta saber, porém, se o deputado receberá mesmo o apoio prometido para não entrar numa barca furada, como seria usual, tratando-se de composições políticas.

DESFAZENDO

Durante o feriadão de Nossa Senhora da Conceição, alguns pontos ficaram devidamente esclarecidos. O senador Renan Calheiros, por exemplo, não será problema para outras candidaturas, principalmente aquelas que não venham ameaçar sua reeleição.

CONVENIÊNCIA 1

Há quem diga, neste momento, que a pretensa disposição de apoio ao representante do PT na Câmara dos Deputados é apenas por conveniência e no que o próprio parlamentar possa ajudar nas eleições majoritárias.

CONVENIÊNCIA 2

Por prioridade, os fortes candidatos ao Senado excluem aqueles que não possam ameaças suas eleições e, principalmente, não aumentar o número de adversários durante a campanha, em que poderiam capitalizar mais um problema absolutamente desnecessário.

PÉ ATRÁS

Como a campanha anda no momento a passos largos e o jogo é duro, só para profissionais, pode se esperar tudo daqui pra frente, desde quando atendam às conveniências de cada candidato com reais chances de se eleger em 2026.

CAPITALIZANDO

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, massificou sua ação para diminuir os custos da primeira habilitação e assegurar que milhões de pessoas sejam contempladas em todo o Brasil. Ao lado de Lula, lançou ontem o projeto de aulas e recomendações pela internet inteiramente para quem deseja tirar sua primeira carteira de habilitação.

DESPEDIDA

O historiador e pesquisador José Gomes Pereira, o Zezito Guedes, foi sepultado na manhã de ontem, em Arapiraca. Ele faleceu aos 89 anos, na segunda-feira (8), deixando um grande legado para a cultura do Agreste. O velório, realizado no m useu que leva seu nome, reuniu familiares, artistas, autoridades, pesquisadores e admiradores do folclorista. Após as últimas homenagens, o caixão com o corpo de Zezito seguiu em cortejo conduzido por um veículo do Corpo de Bombeiros, saindo da Praça Luiz Pereira Lima rumo ao cemitério, onde ocorreu o sepultamento sob forte comoção.

Relacionadas