BASTIDORES
JHC sinaliza apoio a Arthur Lira e avalia segundo nome para o Senado

FERVENDO
O clima na Câmara de Maceió não tem sido dos melhores nos últimos dias, e a tendência é piorar. Em resposta às denúncias do vereador Rui Palmeira (PSD) sobre supostos funcionários fantasmas, o presidente Chico Filho (PL) determinou a realização de um recadastramento dos servidores, no período de 23 a 27 deste mês. Se isso esclarecerá as denúncias, ninguém sabe.
Bastante imprevisível, o prefeito JHC pode aproveitar a folia do carnaval para declarar, de uma vez por todas, que é candidato ao governo de Alagoas, como tem insinuado em encontros com seus aliados mais próximos. A cobrança, nos bastidores, é para que o prefeito acabe definitivamente com esse suspense.
Uma declaração pública encerraria de vez todas as especulações, pois partiria dele próprio a iniciativa de deixar tudo em pratos limpos. Embora tudo esteja encaminhado, JHC precisa ser prático e objetivo.
POSSIBILIDADE
O prefeito, que também deu sinais de que apoiará Arthur Lira para o Senado, poderá revelar ainda qual será seu segundo candidato, já que as projeções indicam que o deputado Alfredo Gaspar aparece nos primeiros lugares nas pesquisas de opinião.
NÃO TERMINA
Enquanto o prefeito de Maceió não colocar os pontos nos is, a dúvida certamente permanecerá, mesmo que alguns aliados, a exemplo do vereador Kelmann Vieira, acreditem que a candidatura de JHC ao governo já esteja decidida.
ARRUMAÇÃO
Outra situação que ainda preocupa o grupo do prefeito é a formação de uma chapa forte para a Câmara Federal, compromisso que JHC teria assumido com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
POUCO TEMPO
Como o prazo de desincompatibilização é o mês de abril, o prefeito de Maceió tem pouco tempo para organizar seu projeto e abrir um leque de partidos que possam lhe dar sustentação política para as eleições deste ano.
PRIORIDADE?
Fica ainda a pergunta sobre a preferência do prefeito para anunciar seus candidatos à Câmara, incluídos aí sua própria esposa, Marina Candia, e seu pai, o ex-deputado João Caldas, além, é claro, dos postulantes ao Senado.
DISPUTA
O momento das definições chegou, e a disputa de bastidores agora é sobre quem serão os suplentes de Renan Filho, de JHC e dos candidatos ao Senado. Vários nomes circulam nos bastidores para a suplência do Ministro dos Transportes na disputa pelo governo de Alagoas, que seria o senador em exercício Fernando Farias, forte empresário do setor sucroalcooleiro.
ATÉ ABRIL
O prefeito JHC sabe que precisa fazer uma ampla arrumação em seus projetos, já que tem até o dia 4 de abril para se desincompatibilizar do cargo, como determina a legislação eleitoral. Caso isso aconteça, conforme acordado, o vice Rodrigo Cunha assumirá a prefeitura pelos próximos dois anos.
COMPOSIÇÃO
Além dos cargos de vice e suplente para o governo do Estado e o Senado Federal, o MDB já está com seu projeto definido para as eleições de outubro, com o apoio do Governador Paulo Dantas e do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.
