EMBATE
Confronto entre Rui Palmeira e base de JHC sinaliza campanha "ácida" em Maceió

CLÁSSICO
Com o fim dos festejos carnavalescos no Estado, os olhos dos alagoanos agora se voltam, a partir desta quarta-feira (18), para as semifinais do Campeonato Alagoano de futebol, com o primeiro clássico entre CSA e CRB. A segunda partida, que definirá os finalistas, está programada para o próximo dia 21. A arbitragem deverá ser de fora do Estado.
Passado o carnaval, quando as atenções ficaram voltadas para encontros furtivos de lideranças políticas em Barra de São Miguel, a apreensão agora se concentra no retorno às atividades legislativas da Câmara de Vereadores, clima que tem pegado fogo nos últimos dias.
Se a situação já era tensa logo após a rejeição das contas do então prefeito Rui Palmeira, agora, com novas denúncias, o cenário ficou ainda mais delicado. O ex-prefeito demonstrou que não entrega os pontos e pretende denunciar possíveis irregularidades ao Ministério Público.
CONTORNANDO
Enquanto alguns vereadores pregam um consenso para encerrar o embate entre Rui Palmeira e a bancada do prefeito JHC, outros avaliam que o conflito é um caminho sem volta e que a campanha deste ano será mais ácida do que já se viu em Maceió.
RACHADINHAS
Como o tema é bastante conhecido nos bastidores legislativos, o assunto pode trazer problemas para muitos, desde que os fatos denunciados sejam devidamente investigados pelo Ministério Público.
CONSEQUÊNCIAS
A Mesa Diretora da Câmara, por exemplo, diante das denúncias feitas por Rui Palmeira, terá de explicar o que de fato vem ocorrendo, embora o presidente Chico Filho acredite que tudo isso seja fruto de embates políticos.
PRUDÊNCIA
Ao contrário de outros anos, os encontros durante o carnaval em Barra de São Miguel parecem ter ficado fora da agenda das principais lideranças políticas. Ao que se sabe, não houve nenhum encontro entre o senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira, mesmo que não estivesse previamente previsto.
DISCUSSÃO
A chapa majoritária do prefeito JHC, que vem sendo costurada nos bastidores, ainda está em construção e deverá ser revelada por seus integrantes entre o final de fevereiro e o mês de março. Enquanto isso, as chapas proporcionais ganham fôlego e dividem as lideranças locais.
VISITAS
As principais lideranças políticas de Alagoas tiveram intensa agenda durante o carnaval. Desfilaram em blocos tradicionais ao lado de cabos eleitorais – em sua maioria prefeitos de municípios – para reforçar o voto nas eleições de 4 de outubro.
PONTUAIS
Mesmo sem tempo para visitar todos os redutos eleitorais, aqueles mais populosos foram priorizados, como Rio Largo, Arapiraca, Boca da Mata e outros municípios das regiões Norte, Sul, Agreste e Sertão.
OPERAÇÃO DA PF
Em pleno carnaval, a Polícia Federal, atendendo a determinação do ministro Alexandre de Moraes, fez uma operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os alvos seriam servidores da Receita suspeitos de terem vazado dados fiscais de autoridades.
