loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 10/12/2025 | Ano | Nº 6116
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Integração

Campanha educativa

Alta estação pressiona serviços em Maragogi e prefeitura reforça ações de conscientização

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Campanha educativa

Chegou a alta estação de turismo em Maragogi e todos os dias chegam ao município milhares de turistas e também veranistas para o Natal, passagem de ano e férias. Com isso, aumenta a demanda por serviços essenciais como água, energia elétrica e principalmente recolhimento de lixo produzido por esses moradores temporários.

Descarte

O descarte irregular de lixo pelas ruas e principalmente na rodovia AL 101, no trecho urbano de Maragogi, que vai de São Bento até Peroba, o último distrito na divisa com Pernambuco, é uma prática degradante da população, que não se envergonha de jogar na rua, sofás, cadeiras, sucatas de refrigeradores, condicionadores de ar, fogões e até vasos sanitários. Isso é uma demonstração de falta de educação e civilidade.

Esforço

O empenho da prefeitura, por meio da empresa que faz a limpeza urbana, é intensa para tentar manter diariamente a cidade limpa, mas a falta de educação da população é um problema que precisa de uma permanente campanha, para que não se descarte lixo, ou seja lá o que for nas ruas, praças ou rodovias. Maragogi é um cartão-postal do turismo em Alagoas.

Pessoas com deficiência

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, presidida pelo senador Renan Calheiros, instituiu o Fundo Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, alterando a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, e autoriza deduzir do imposto sobre a renda das pessoas físicas e das pessoas jurídicas as doações feitas aos fundos controlados pelos conselhos de direitos das pessoas com deficiência.

Investimentos

A CAE submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 52, incisos V e VII, da Constituição Federal, autorização para contratação de operação de crédito externo no valor de até US$ 100 milhões aos Estados Unidos de interesse do Ministério das Comunicações, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujos recursos destinam-se ao financiamento do Programa de Ampliação do Acesso ao Crédito para Investimentos em Redes de Telecomunicações, com objetivo de promover a expansão do acesso à conectividade em municípios onde há carência de infraestrutura.

Obras

A Secretaria de Infraestrutura de Arapiraca vai executar uma obra desejada pelos moradores do bairro Baixão há mais de 30 anos. O cruzamento entre as avenidas Miguel Correia de Amorim (antiga Avenida Norte), Avenida Ventura de Farias e Rua Adolfo Bispo é um ponto crítico histórico, por ser um bairro antigo e não haver drenagem profunda, o que gera encontro de águas de diversas ruas que se acumulam no trecho.

Vereadores

O prefeito Luciano Barbosa esteve no local, com o Superintendente Municipal de Engenharia, Felipe José, técnicos da Secretaria de Infraestrutura, o presidente da Câmara, Léo Saturnino, e o vereador Pablo Fênix, um defensor da obra. Os trabalhos começaram na segunda-feira (8), e entre os serviços para resolver definitivamente o problema, a prefeitura iniciou uma obra de drenagem profunda com tubos PEAD e várias galerias de coleta de água pluvial (bocas de lobo).

Relacionadas