loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 26/06/2026 | Ano | Nº 6254
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Integração

DUPLICAÇÕES

De Washington Luís a Renan Filho: a marca da construção de estradas na política

Ouvir
Compartilhar

DUPLICAÇÕES

“Governar é construir estradas.” Poucas pessoas das últimas gerações sabem quem disse essa frase, proferida originalmente pelo ex-presidente Washington Luís e posteriormente citada pelo ex-governador Divaldo Suruagy. Depois dele, Renan Filho foi quem mais construiu rodovias em Alagoas, experiência que expandiu para todo o Brasil ao assumir o Ministério dos Transportes.

CÂNDIDO RONDON

Renan Filho segue, assim como seguiu Divaldo Suruagy, o lema do Marechal Cândido Rondon: “Integrar para não entregar”. Foi com esse princípio que os mais longínquos lugares do Brasil passaram a ser integrados. Hoje, o país vive um novo momento de expansão de sua malha rodoviária, contando também com a atuação do atual ministro George Santoro, reconhecido por sua experiência como gestor.

DESTAQUE

A duplicação da AL-110, entre Arapiraca e São Sebastião, é mais uma obra que transforma a infraestrutura de Alagoas. O Governador Paulo Dantas trabalhou intensamente para viabilizar o projeto e tem demonstrado uma gestão comprometida com o desenvolvimento do Estado. A rodovia torna-se mais moderna, segura e preparada para acompanhar o crescimento do Agreste, facilitando a vida de quem trabalha, produz e trafega pela região diariamente.

PIONEIRO

Vale lembrar também que o prefeito e engenheiro civil Luciano Barbosa tem em seu currículo uma importante experiência na construção de estradas. Na década de 1980, assumiu o DER e deu novo impulso ao órgão. O prefeito também é um gestor que acompanha de perto as obras, participando pessoalmente de sua execução. Merece destaque ainda o trabalho de técnicos como Mosart Amaral, conhecido como “o homem de ferro”.

PENEDO

Penedo voltará a respirar cinema entre os dias 9 e 15 de novembro, quando será realizada a 16ª edição do Circuito Penedo de Cinema. O evento, já consolidado no calendário cultural de Alagoas, promete transformar novamente a cidade em um grande palco de histórias, encontros, descobertas e celebrações da produção audiovisual nacional.

TRAJETÓRIA

Ao longo de sua trajetória, o Circuito Penedo de Cinema tem reunido artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores, parceiros e amantes da sétima arte, consolidando-se como um dos principais espaços de difusão, formação e valorização do cinema brasileiro.

PÃO DE AÇÚCAR

Em Pão de Açúcar, a Secretaria de Empreendedorismo Rural e Economia Solidária, em parceria com as secretarias de Agricultura e de Assistência Social, realizou a aquisição de oito toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares do município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Municipal).

ASSENTAMENTO

A pavimentação do acesso ao assentamento Lemos, em Maragogi, foi, durante muitos anos, uma promessa aguardada pela comunidade. Hoje, o asfalto chega ao Lemos, proporcionando mais mobilidade graças à parceria com o Governo de Alagoas e com os senadores Renan Filho e Renan Calheiros. A obra representa mais facilidade para ir e vir, mais qualidade de vida e a certeza de que o trabalho está chegando onde a população mais precisa.

Relacionadas