loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 06/02/2026 | Ano | Nº 6156
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Política

Eleições

Fé Brasil mira família Barbosa para reforçar chapa proporcional

Convite feito por Ronaldo Medeiros ao deputado do PP integra estratégia da federação para montar lista competitiva

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Daniel e Lucas Barbosa estão sendo cortejados pelo PT
Daniel e Lucas Barbosa estão sendo cortejados pelo PT | Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores em Alagoas intensificou as articulações políticas para montar uma chapa competitiva à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, dentro da estratégia da Federação Brasil da Esperança. Um dos movimentos mais relevantes nesse processo foi o convite formal feito pelo presidente estadual do PT, deputado Ronaldo Medeiros, ao deputado federal Daniel Barbosa, atualmente filiado ao Progressistas (PP).

Segundo Medeiros, a iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para estruturar uma nominata com densidade eleitoral e alinhamento programático com o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Daniel Barbosa, apesar de integrar o PP, tem histórico de votações e posicionamentos ideologicamente próximos à esquerda e à base governista no Congresso Nacional.

“O convite foi feito levando em consideração o histórico político de Daniel e da família Barbosa. Ele tem atuação consistente ao lado do governo Lula, com a maioria absoluta de seus votos alinhados ao Palácio do Planalto”, afirmou Ronaldo Medeiros ao Blog do Edivaldo Jr., ao comentar as conversas iniciais com o parlamentar.

O deputado federal ainda não definiu seu futuro partidário. A decisão deve ocorrer durante a janela partidária, que se estende entre março e abril, prazo legal para troca de legenda visando à disputa eleitoral. Além do alinhamento ideológico, pesa na avaliação de Daniel a relação histórica da família Barbosa com o deputado federal Arthur Lira (PP), responsável por sua filiação ao Progressistas em eleições anteriores.

Apesar dessa aliança, interlocutores próximos destacam que o vínculo político da família com o campo progressista permanece sólido, especialmente com o PT e o Presidente Lula.

Além de Daniel Barbosa, o PT também busca atrair o advogado Lucas Barbosa, filho do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), e irmão do deputado federal. Lucas está atualmente sem partido e é pré-candidato a deputado estadual, com apoio declarado do pai e do irmão, em uma estratégia para ampliar a representação política de Arapiraca na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Lucas já recebeu convites de diversas legendas, inclusive do PT, e é visto pela direção estadual do partido como um nome com potencial eleitoral e capacidade de fortalecer a chapa proporcional.

A Federação Brasil da Esperança tem, atualmente, um representante na Câmara Federal e dois no Legislativo Estadual. O deputado federal Paulão (PT) havia cogitado a possibilidade de disputar o Senado em 2026, mas desistiu após compreender, segundo ele, que o cenário não lhe era favorável. Oficialmente, ele diz que atende a um apelo do Presidente Lula para se manter na Casa Menor.

Na Assembleia Legislativa, os representantes da federação são os deputados Ronaldo Medeiros (PT) e Silvio Camelo (PV), atual líder do governo Paulo Dantas na Casa. Silvio é o responsável por ampliar o diálogo para a montagem da futura chapa proporcional para a ALE. Ele diz que a meta é fazer até três deputados estaduais neste ano.

Além deles, devem entrar na disputa por uma cadeira na Casa de Tavares Bastos a vereadora por Maceió, Teca Nelma (PT) e o neovereador Charles Hebert (PCdoB), suplente que assumiu o mandato esta semana após licença temporária do vereador Silvio Camelo Filho (PV).

Relacionadas