loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 14/02/2026 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Política

Eleições

Marcelo Victor: ‘Disputa será sobre quem fez mais, e Renan Filho é o melhor nome’

Presidente da ALE diz que Ministro é o que mais agrega no grupo político para a disputa do governo do Estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Para o deputado Marcelo Victor, Renan Filho é o melhor quadro do MDB para disputar o governo
Para o deputado Marcelo Victor, Renan Filho é o melhor quadro do MDB para disputar o governo | Foto: Ascom ALE-AL

O Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor (MDB), voltou a defender publicamente o nome do Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), como candidato ao governo de Alagoas nas eleições deste ano. Em publicação nas redes sociais, Victor foi direto ao afirmar que o emedebista será candidato e destacou sua “experiência e preparo” para reassumir o comando do Executivo estadual.

Aliado histórico de Renan Filho, Marcelo Victor tem papel central nas articulações políticas do grupo que lidera o MDB em Alagoas. Em 2022, foi protagonista na construção do acordo que resultou na escolha do então deputado estadual Paulo Dantas (MDB) como governador-tampão, após a renúncia de Renan Filho ao cargo para disputar o Senado. Naquele mesmo ano, o grupo caminhou unido na eleição geral e garantiu a reeleição de Dantas ao Palácio República dos Palmares.

Na postagem mais recente, Marcelo Victor fez críticas indiretas a adversários políticos e exaltou o currículo do ministro. “Ao contrário do que desejava a turma que vive caçando likes vazios, mas não tem capacidade de articulação política nem entrega resultados concretos, Renan Filho será, sim, candidato ao governo de Alagoas”, escreveu. Para o Presidente da Casa de Tavares Bastos, política “se faz com diálogo, experiência e capacidade de transformar projetos em obras e avanços reais – não apenas com discursos e redes sociais”.

O parlamentar também ressaltou que o MDB de Alagoas “escala seu melhor quadro” para a disputa. No entender dele, a disputa deste ano será sobre quem fez mais pelo Estado, e Renan Filho já demonstrou sua capacidade administrativa ao equilibrar as contas do Estado e ampliar investimentos durante os dois mandatos como governador. À frente do Ministério dos Transportes, acrescentou, mantém “ritmo de trabalho e eficiência”, com presença constante em obras e anúncios de investimentos estruturantes.

RESULTADOS

Ao provocar possíveis concorrentes e sugerir comparação de currículos e “lista de serviços prestados ao Estado”, Marcelo Victor sinaliza que a estratégia do MDB será centrar o debate na gestão e nos resultados acumulados nos últimos anos. “Vamos ver, agora, quem será escalado para enfrentar Renan Filho e comparar a lista de serviços prestados ao Estado”, conclui.

Em entrevistas concedidas à imprensa recentemente, o próprio Renan Filho disse que é candidato ao governo de Alagoas e que não entra na seara de tentar ser vice de Lula este ano. Ao tratar do cenário eleitoral, o ministro destacou que a discussão nacional passa pela condução da aliança política liderada por Lula.

Segundo ele, o líder petista já demonstrou capacidade de articulação na eleição passada, quando construiu uma frente ampla mesmo enfrentando um presidente em exercício. Agora, avalia, o desafio é ampliar ainda mais o diálogo, ocupando o centro político e isolando o bolsonarismo na extrema-direita. Para Renan Filho, o Presidente tem conduzido essa estratégia “com competência ao dialogar com todos”.

A fala indica o alinhamento do ministro com o projeto nacional do governo federal e sinaliza que a disputa em Alagoas estará integrada ao cenário político mais amplo, com o MDB local posicionado na base de apoio de Lula.

“REPETIR A DOSE”

O apoio à candidatura de Renan Filho também foi reafirmado pelo Governador Paulo Dantas durante solenidade no mês passado, em Maceió, ao lado do Presidente Lula, na entrega de unidades habitacionais do governo federal.

Em discurso, Dantas declarou que o grupo político pretende “repetir a mesma dose de 2022”, mantendo a aliança com Lula, com o senador Renan Calheiros e com Renan Filho. O Governador classificou o ministro como “o melhor governador que Alagoas já teve e o melhor ministro dos Transportes que o Brasil já viu”, destacando sua atuação na fiscalização de obras e na atração de investimentos.

Para Dantas, a continuidade do projeto político representa a manutenção de um ciclo de desenvolvimento, geração de empregos e inclusão social. “Tenho fé em Deus que o ciclo de desenvolvimento, de empregabilidade, de inclusão social, de respeito e amor pelas pessoas vai seguir adiante”, afirmou.

Relacionadas