loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 20/02/2026 | Ano | Nº 6165
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Câmara de Maceió

Comissão de orçamento mantém contas de Rui Palmeira sem data de julgamento

Apenas as de 2019 foram julgadas e rejeitadas por supostas irregularidades

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Comissão de orçamento mantém contas de Rui Palmeira sem data de julgamento
| Foto: Dicom CMM

As prestações de contas do ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD), hoje vereador de oposição, referentes a 2016, 2017, 2018 e 2020, seguem paradas na Comissão de Finanças da Câmara. Enviados ao Legislativo em outubro do ano passado, após críticas de Rui à atual gestão, os documentos continuam sem previsão de análise, em contraste com o discurso de rigor fiscal adotado em plenário.

O impasse ocorre em meio ao embate político com o prefeito JHC (PL). Apesar da retomada das sessões no dia 3, até ontem (19) não havia data para reunião da comissão. Relatores foram designados – Samyr Malta (Podemos), Caio Bebeto (PL) e Kelmann Vieira (MDB) –, mas nenhum pedido de parecer técnico foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). “Está tudo parado”, resumiu Malta.

Das contas pendentes, apenas as de 2019 foram julgadas e rejeitadas, sob relatoria de Neto Andrade (PL), por supostas irregularidades fiscais e descumprimento do mínimo constitucional na Educação. O parecer foi aprovado por 13 dos 25 vereadores presentes.

Rui contesta o resultado, alegando falta de quórum qualificado e ausência de parecer do TCE/AL, além de documento do Ministério da Educação que apontaria aplicação de 25,07% na área. A decisão será enviada ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, e eventual condenação pode torná-lo inelegível por oito anos. O vereador afirma que recorrerá à Justiça. “Não cometi irregularidades. O objetivo é me prejudicar politicamente”, declarou.

Relacionadas