loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 24/06/2026 | Ano | Nº 6252
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

CORTE DE CONTAS

Bruno Toledo é eleito presidente do TCE/AL e promete aproximar tribunal da população e promete aproximar tribunal da população

Conselheiro foi escolhido por unanimidade e conduzirá a Corte de Contas até dezembro de 2026

Ouvir
Compartilhar
Novo presidente do TCE/AL, Bruno Toledo é um dos membros mais recentes da Corte de Contas
Novo presidente do TCE/AL, Bruno Toledo é um dos membros mais recentes da Corte de Contas

Eleito por unanimidade nessa terça-feira (23) para a presidência do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), o conselheiro Bruno Toledo afirmou que pretende fortalecer a atuação institucional do órgão e ampliar o diálogo com gestores públicos e com a sociedade.

“Me sinto honrado e também sinto a responsabilidade da missão de olhar para o futuro e avançar. O objetivo é aproximar o Tribunal cada vez mais dos jurisdicionados e, consequentemente, de toda a sociedade”, declarou após a sessão plenária que formalizou sua escolha.

A eleição ocorreu com candidatura única e foi conduzida pelo conselheiro Otávio Lessa, que presidia o Tribunal interinamente e agora assume a vice-presidência. O consenso em torno do nome de Toledo já havia sido construído internamente antes da votação.

Toledo é um dos membros mais recentes da Corte. Foi eleito conselheiro pela Assembleia Legislativa em 31 de março, com 24 votos favoráveis e um voto nulo, e tomou posse em 13 de abril. Menos de três meses depois, passa a comandar a instituição. A vaga foi aberta após a aposentadoria voluntária do conselheiro Fernando Toledo, seu pai.

Antes de chegar ao TCE, exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual e ocupou a vice-presidência da Assembleia Legislativa.

Imagem ilustrativa da imagem Bruno Toledo é eleito presidente do TCE/AL e promete aproximar tribunal da população
e promete aproximar tribunal da população

Ao tomar posse como conselheiro, em abril, já havia sinalizado a intenção de contribuir para o aprimoramento do controle externo. “Espero trazer essa experiência e contribuir de forma colaborativa com a Corte, buscando o aprimoramento do controle externo e a melhoria dos serviços públicos, que é, no fim das contas, a nossa maior missão”, afirmou na ocasião.

O TCE/AL é responsável pelo controle externo da administração pública estadual e municipal, fiscalizando contas, contratos e a aplicação de recursos públicos nos 102 municípios alagoanos e nos órgãos do governo estadual.

Toledo permanecerá à frente da Corte até dezembro de 2026, quando se encerra o atual ciclo administrativo. Em novembro, será realizada nova eleição para definir a mesa diretora do próximo biênio.

Segundo o órgão, um dos principais desafios da nova gestão será manter o ritmo de trabalho da Corte e ampliar a interlocução com a sociedade, meta apontada pelo próprio conselheiro como prioridade de sua administração.

Relacionadas