NO INTERIOR
Renan Filho defende duplicação da AL-110 até Penedo
Senador ressalta a importância da duplicação da AL-110 para o desenvolvimento do Agreste e propõe novo ciclo de investimentos
A entrega da duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião, nessa quinta-feira (25), serviu não apenas para celebrar uma das maiores obras de infraestrutura viária do Agreste, mas também para projetar uma nova etapa de investimentos em rodovias para Alagoas. Durante a solenidade, o senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Renan Filho (MDB), defendeu a continuidade da expansão da malha rodoviária duplicada, iniciada em sua gestão como governador e que teve prosseguimento no governo Paulo Dantas (MDB).
Entre as prioridades apontadas por Renan Filho está a continuidade da duplicação da AL-110 até Penedo, ligando o Agreste ao Baixo São Francisco. O senador também defendeu a duplicação da BR-316 até Atalaia, a extensão da pista dupla da AL-110 até Taquarana, a ligação entre Taquarana e a BR-316 e, posteriormente, a duplicação entre Atalaia e Palmeira dos Índios.
“Temos que levar a duplicação da BR-316 até Atalaia. Também precisamos levar a duplicação da AL-110 até Taquarana e fazer a ligação até a BR-316. Depois será uma luta levar essa duplicação de Atalaia até Palmeira dos Índios, fazendo com aquela região o mesmo que fizemos com Arapiraca: aproximando ainda mais o interior da capital”, destacou.
Outro investimento defendido pelo senador foi a construção de um viaduto no principal trevo de acesso a Arapiraca, no encontro das rodovias AL-110 e AL-220.
“Nós vamos fazer um viaduto naquela entrada de Arapiraca, semelhante ao que construímos no viaduto da Polícia Rodoviária Federal, em Maceió. Hoje já existe um volume grande de trânsito naquele trecho e essa será uma obra importante para garantir mais fluidez e segurança”, afirmou.
DE MACEIÓ A SÃO SEBASTIÃO
Antes da solenidade, Renan Filho percorreu dirigindo o trajeto entre Maceió e São Sebastião, com cerca de 180 quilômetros, para demonstrar o avanço da infraestrutura rodoviária alagoana. Foi possível sair da capital e chegar ao Agreste utilizando praticamente todo o percurso em rodovias duplicadas, resultado de obras iniciadas durante sua gestão como governador, ampliadas na administração de Paulo Dantas e complementadas quando ocupou o cargo de Ministro dos Transportes do governo Lula.
Segundo o senador, até o fim deste ano, a BR-101 estará totalmente duplicada em Alagoas. “Foi um prazer sair de Maceió e chegar praticamente todo o percurso em pista dupla. Imagine fazer essa viagem em um dia de chuva quando a rodovia era simples. Hoje a realidade é completamente diferente”, disse.
Renan Filho lembrou que concluiu, como Ministro dos Transportes, trechos históricos da BR-101 que permaneciam inacabados em municípios como São Miguel dos Campos, São Sebastião, Junqueiro e Porto Real do Colégio. “Esse ano Alagoas vai ter a BR-101 100% concluída no governo do Presidente Lula. Fui ministro e garanti os recursos para que essa obra fosse finalmente entregue”.
O senador destacou ainda que Alagoas passou a liderar, proporcionalmente, o ranking nordestino de rodovias duplicadas.
CORREDOR ESTRATÉGICO
Com 22,62 quilômetros de extensão entre o entroncamento da BR-101 e o bairro Canafístula, em Arapiraca, a duplicação da AL-110 recebeu investimentos superiores a R$ 93,5 milhões e consolida um dos principais corredores logísticos do interior alagoano.
A continuidade da duplicação da AL-110 até Penedo, defendida por Renan Filho, ampliaria esse corredor logístico até o Baixo São Francisco.
O Governador Paulo Dantas destacou que a duplicação representa uma obra estruturante para diversas regiões de Alagoas. “Essa obra é uma das rodovias mais importantes para o desenvolvimento do Agreste, do Sertão e do Litoral Sul. Quando a gente fala em obra estruturante, estamos falando em transformar o presente e preparar Alagoas para o futuro, com desenvolvimento e sustentabilidade”.
Para o prefeito de São Sebastião, Charles Pacheco, a duplicação atende a uma reivindicação histórica da população. “Era um anseio muito antigo. Essa obra traz mais segurança para quem utiliza a rodovia diariamente e cria condições para atrair novos investimentos e gerar oportunidades para São Sebastião”, afirmou. JM